Somos uma rede de amigos, jovens (pelo menos nos ímpetos e na atitude), estudantes, professores, pesquisadores, de diferentes nacionalidades, de diferentes profissões e campos do conhecimento, que busca se reunir e trabalhar em torno da necessidade do diálogo e da integração dos povos e culturas da América Latina, investindo nas letras, na arte, na educação e na vida.

O Coletivo PachaMãe desde 2016, ano em que nasce e começa a se desenvolver efetivamente o projeto, realiza algumas ações: intervenções artístico-culturais, tanto na UFBA quanto em alguns espaços culturais de Salvador. Com uma casa localizada na Comunidade da Av. da Constelação no Monte Serrat, Cidade Baixa, tem uma bela vista pra Baía de Todos os Santos, constando com dois andares e um terraço que estão interligados.  A casa promove diversas atividades de arte educação para possibilitar o conhecimento e intercambio da cultural Latino Americana.

 

1º Andar

Espaço multiuso para recepção, hospedagem, residência artística, oficinas, reforço escolar, biblioteca infantil e Pachateca, cozinha e bar.

Camila, Dani, Juan, Valfrido.

 

2º Salão de Encontros

Possui uma biblioteca com acervo diverso, Caixa de som, TV para exibição de filmes. São realizadas oficinas, cursos, terapias, saraus, festas, encontros, etc...

 

3º Terraço

Espaço para atividades após o por do sol, como apresentações artísticas acompanhadas por um serviço de bar e culinária.

              FICHA TÉCNICA:

 

A casa pachamãe funciona como um espaço de gestão coletiva.  É um espaço autossustentável que se mantem pela colaboração e tarefas especificas que cada integrante desenvolve para sua manutenção.  Conta com uma equipe diversificada de profissionais de diferentes áreas, estudantes, professores, pesquisadores, músicos, artistas, etc.

 

 

Camila Mora Melo: Psicóloga, arte educadora, professora de línguas. Gestora da casa pachamãe.

 

Dani Velásquez Romero: Professor do Departamento de Letras Românicas da Universidade Federal da Bahia. Orientador geral do projeto PachaMãe.

 

Juan Ignacio Brizuela: Produtor cultural e administrador financeiro. 

 

Valfrido Morais: Professor de ciências sociais, pandeireiro. Desenvolve na casa os cursos de reforço escolar, vestibular, preparação para o Enem, atividades pedagogias e produções culturais.

 

 

Patricia Atheides: Professora de espanhol, coordenadora de escola, palhaça, artista.

 

 

Sueli Fontes: Doutoranda em letras. Colabora com as redes sociais e o desenvolvimento de projetos pedagógicos.

 

 

Nelson santos filho: Instrutor de Yoga

 

Alex: Professor de teatro

espaços-culturais.png

As CASAS

Saiba mais sobre os espaços que sediarão as programações do II Circuito Casas

casas.png

Programação

Confira programação completa do II Circuito Casas

casas-sobre.png

Já conhece?

Saiba mais sobre o ajuntamento CASAS - Casas Artísticas de Salvador

  • Facebook - Black Circle

Acompanhe nossas redes sociais